sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O futebol na 2º Divisão

Vou no meu segundo ano como treinador de equipas da segunda divisão (zona Sul). O ano passado no Odivelas, este ano no Pinhalnovense. E posso testemunhar, nesta ainda curta experiência, que houve uma evolução em termos de competitividade, do ano passado para este ano. Melhores jogadores, jogos mais equilibrados.É um facto que ninguém pode negar. Melhores equipas? É um facto, se existem melhores jogadores.Mas a grande questão, melhor futebol? Na minha opinião,não. Existe de facto melhores momentos individuais fruto dessa melhor qualidade dos jogadores. Agora o que eu assisto é a jogos sem intenções colectivas, mal pensado, mal jogado, o que despois se traduz em futebol pouco agradável a quem assiste.
O futebol que se continua a jogar, e essa é a minha grande critica, é individual. Poucas são as equipas com identidade colectiva. Poucas são as equipas, em que se denota principios de jogo definidos.Défice de organização, claramente!!! Se o jogo se conjuga ao invidual, dificilmente teremos melhores equipas e melhores jogos.
Mas não se resume a isto. Como teremos melhor futebol se a maioria das equipas só se preocupa com o momento defensivo? Só se preocupa em contrariar e não em construir? O que daí advem?
Um jogo de duelos, um jogo de luta, agressivo, faltoso. Já questionaram porque existem tantos golos de bola parada? Faltas e mais faltas fruto do jogo de duelos, do jogo a pares.
O homem a homem nada traz de bom ao futebol, apenas é um refugio para aqueles que não querem pensar o futebol como jogo colectivo que é. Basta reparar nas grandes equipas.Há muito que não se vê.
Lanço desta forma , apenas o inicio, de um tema que julgo ser o mais importante do ponto de vista táctico, nesta divisão.
Continuarei oportunamente neste assunto-
Abraço a todos.

Um comentário:

  1. O 4.3.3 homem a homem a homem é também o reflexo de uma filosofia um pouco bolorenta que continua a poluir o nosso futebol.

    Anda aí muito treinador que não são mais que professores de educação física, que treinam jogadores como quem prepara maratonistas e que não são capazes de pensar além disso.

    Eu estive a trabalhar juniores num clube onde o treinador dos seniores ficou todo baralhado quando lhe falei em 4.4.2 ... e esta hem ?

    ResponderExcluir